Segundo BARBOSA “A segunda infância, período que vai dos 3 aos 6 anos, é caracterizada por ser um momento importante de formação da criança. Nesse período, elas têm aumentadas as suas motivações, seus sentimentos e seus desejos de conhecer o mundo, de aprender.”
Então, o adulto deverá desempenhar um papel desafiador, povoando a sala de aula com objetos interessantes, bem como ampliando e aprofundando as experiências das crianças. Primeiro, porque sabemos que todas as linguagens são importantes e que cada ser humano tem maneiras de aprender que levam em conta características diferenciadas.
Convêm estarmos atentos para o fato de que as crianças dessa idade tendem, muitas vezes, a querer estudar assuntos que já conhecem, e é papel dos educadores auxilia-las ampliando as possibilidades de conhecerem mais sobre o tema desejado, encontrarem outros pontos de vista sobre o assunto, construírem desvios e criarem um ambiente que estimule os novos conhecimentos.” (BARBOSA, HORN, 2008, p. 80, 81).
Neste sentido podemos destacar os projetos desenvolvidos em nossa unidade escolar na Educação Infantil, como: o “Projeto Jabuticaba”, “Projeto Música” e “Brincadeiras de outrora”.
O universo infantil, é criativo e grandioso e proporcionar este desafio é nossa missão, afirma a Orientadora Alcenir (Branca).
Projeto: “Brincadeiras de Outrora”
Projeto: “Jabuticaba”
Professoras: Rosane, Marli e Rosimere
Projeto MÚSICA
Oportunizar as crianças a sensibilidade sonora e variadas linguagem
musicais. A interatividade levou as crianças a construir seus próprios
instrumentos musicais. Toda esta experiência foi ampliada com a visita
dos alunos da prof Margarete na escola Bicho Grilo onde foram recebidos
carinhosamente pela família da professora de Música Bruni H. Schwartz,
mãe da nossa amiga de sala Ghidnae, a qual foi parceira do projeto.
Projeto: “Brincadeiras de Outrora”
A primeira etapa do projeto foi descobrir as brincadeiras vivenciadas pelos pais. E reproduzir as mesmas para perpetuar as novas gerações.
Esta experiência além de ampliar o universo das brincadeiras infantis, tão competidas hoje com o mundo virtual. Desperta as habilidades motoras e convívio afetivo com o amigos.
Agradecemos os pais por terem sido parceiros neste projeto.
Prof Rosane e prof MarliProjeto: “Jabuticaba”
O projeto jabuticaba foi uma experiência desafiadora para nós professoras e nossas crianças.
Tudo começou quando achamos o fruto da jabuticaba no chão do parque e as perguntas começaram. O que é? É bom para comer? Tem mais?
Aproveitamos para desenvolver nosso projeto, sanando as dúvidas, valorizando o meio ambiente e conhecendo ainda a história do pé de jabuticaba pelo Administrador Jair, bem como suas características e utilidades do fruto, ampliando nossos conhecimentos.
Agradecemos a parceria da bióloga Lucy que nos recebeu no FUJAMA palestrando e distribuindo mudas de jabuticaba para as crianças.
A degustação foi um momento especial realizada no Parque Malwe onde saboreamos geleia, suco e as frutas de jabuticaba.
Professoras: Rosane, Marli e Rosimere
Nenhum comentário:
Postar um comentário