Estudante de 12 anos de Jaraguá do Sul concorre ao prêmio de Jornalismo Unimed SC
Vitor Henrique de Oliveira, da Escola Anna Töwe
Nagel, concorre na categoria Novo Repórter

O aluno do 7º ano 01 concorre para na categoria Novo Repórter do prêmio de Jornalismo Unimed SC, com a reportagem "Anna Töwe Nagel e a Educação que Transforma", sobre o meio-ambiente.
O vídeo foi desenvolvido na disciplina de ciências e abordou os trabalhos feitos pela escola para a preservação da natureza. A reportagem tem cinco minutos de duração e começa com Vitor entrevistando a diretora da unidade, Eliane da Silva.
— No início eu estava um pouco nervoso, mas o câmera me ajudou a espairecer. O que mais aprendi com a reportagem foi que a escola está mesmo preocupada com o meio-ambiente — relata.
Apesar de ter achado divertido ser repórter por um dia, Vitor quer usar a sua criatividade para uma outra profissão.
— Quero ser design de animações quando crescer — admite.
Além da entrevista, a reportagem de Vitor mostra fotos de campanhas ambientais da unidade, um teatro dos estudantes da pré-escolas e uma música que também foi escrita pelos alunos.
O trabalho teve o auxílio do Núcleo de Educação Social Emancipatória e Produção Audiovisual, da Secretaria de Assistência Social de Jaraguá do Sul. A diretora Eliane destaca que a escola está acostumada com iniciativas como essas.
— Há algum tempo incentivamos os alunos a produzirem material fora do cotidiano deles. Temos que motivar e proporcionar oportunidades. Agora, é esperar o resultado — declara.
A preocupação com a natureza é um dos lemas da unidade e na bandeira da escola, que completa 25 anos esse ano, traz a frase: "Aprendendo e ensinando com a natureza".
A primeira etapa de votação popular encerrou no dia 3 de julho e o vídeo mais votado foi de um estudante de Fraiburgo (ele ganhou uma câmera digital). O trabalho de Vitor também concorreu à câmera e, agora, compete com 41 inscritos em todo o Estado. No total três regiões tiveram participantes (Norte, Centro-Oeste e Vale).
Assim, uma comissão julgadora - formada por três jornalistas (de fora do Estado) e dois médicos - está analisando as reportagens e escolherá uma por região. Os três trabalhos finalistas vão novamente para votação do público entre os dias 30 de agosto e 28 de setembro. O resultado final será divulgado também no dia 28 de setembro.
A NOTÍCIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário