1 de agosto de 2012

É notícia!!!


Estudante de 12 anos de Jaraguá do Sul concorre ao prêmio de Jornalismo Unimed SC

Vitor Henrique de Oliveira, da Escola Anna Töwe Nagel, concorre na categoria Novo Repórter

 

Boa postura, vocabulário rico, desenvoltura em frente à câmera e uma boa história em mãos. Os itens citados são atribuídos ao trabalho dos repórteres, mas pode muito bem serem aplicados ao estudante da escola Anna Töwe Nagel, Vitor Henrique de Oliveira, 12 anos.

O aluno do 7º ano 01 concorre para na categoria Novo Repórter do prêmio de Jornalismo Unimed SC, com a reportagem "Anna Töwe Nagel e a Educação que Transforma", sobre o meio-ambiente.

O vídeo foi desenvolvido na disciplina de ciências e abordou os trabalhos feitos pela escola para a preservação da natureza. A reportagem tem cinco minutos de duração e começa com Vitor entrevistando a diretora da unidade, Eliane da Silva.

— No início eu estava um pouco nervoso, mas o câmera me ajudou a espairecer. O que mais aprendi com a reportagem foi que a escola está mesmo preocupada com o meio-ambiente — relata.

Apesar de ter achado divertido ser repórter por um dia, Vitor quer usar a sua criatividade para uma outra profissão.

— Quero ser design de animações quando crescer — admite.

Além da entrevista, a reportagem de Vitor mostra fotos de campanhas ambientais da unidade, um teatro dos estudantes da pré-escolas e uma música que também foi escrita pelos alunos.

O trabalho teve o auxílio do Núcleo de Educação Social Emancipatória e Produção Audiovisual, da Secretaria de Assistência Social de Jaraguá do Sul. A diretora Eliane destaca que a escola está acostumada com iniciativas como essas.

— Há algum tempo incentivamos os alunos a produzirem material fora do cotidiano deles. Temos que motivar e proporcionar oportunidades. Agora, é esperar o resultado — declara.

A preocupação com a natureza é um dos lemas da unidade e na bandeira da escola, que completa 25 anos esse ano, traz a frase: "Aprendendo e ensinando com a natureza".

A primeira etapa de votação popular encerrou no dia 3 de julho e o vídeo mais votado foi de um estudante de Fraiburgo (ele ganhou uma câmera digital). O trabalho de Vitor também concorreu à câmera e, agora, compete com 41 inscritos em todo o Estado. No total três regiões tiveram participantes (Norte, Centro-Oeste e Vale).

Assim, uma comissão julgadora - formada por três jornalistas (de fora do Estado) e dois médicos - está analisando as reportagens e escolherá uma por região. Os três trabalhos finalistas vão novamente para votação do público entre os dias 30 de agosto e 28 de setembro. O resultado final será divulgado também no dia 28 de setembro.
A NOTÍCIA
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário