13 de agosto de 2012

PROJETO: AMIZADE E COOPERAÇÃO


1- PROJETO: AMIZADE E COOPERAÇÃO:

Os quintos anos 01 e 03 da professora Nadir Michelmann elaboraram o projeto: Amizade e cooperação, que teve sua origem na proposta dos temas de leitura para o ano de 2012.
Este projeto prioriza a percepção de si próprio, com suas características e valores, para então conhecer o outro e assim poder construir relações de amizade baseadas no respeito e cooperação.
O tema foi vivenciado intensamente por estas turmas com a leitura de várias literaturas, dinâmicas, pesquisas e uso de diversos recursos tecnológicos.
2 – COREOGRAFIA APRESENTADA NO PROJETO DE LEITURA:

Os quintos anos 01 e 03 apresentaram a coreografia da música “Vamos Construir”, de Sandy e Junior, que foi interpretada por todos os alunos, que a vivenciaram com muito carinho e desenvoltura.
3- PAINEL DO PROJETO: AMIZADE E COOPERAÇÃO

Os alunos dos quintos anos construíram bonecos representativos de si próprios, para compor o painel de união do grupo, visualizando a amizade que vem sendo construída no grupo, através da cooperação e de todos os valores necessários a boa convivência.
4- ÁRVORE DOS BONS SENTIMENTOS:

A dinâmica “Árvore dos bons sentimentos" foi realizada pela orientadora Heloiza Padilha Bottaro, com as turmas 5° 01 e 5° 03, que é responsável por estas turmas.
Nela evidenciou-se a percepção dos sentimentos que habitam em cada ser, explicitados na árvore e assim a proposta de buscar intensificar estas atitudes no convívio com o grupo.

5- CONSTRUÇÃO DO VÍDEO DO PEQUENO PRÍNCIPE

Os alunos utilizaram o programa Tux Paint e Kolour Paint para elaborar a síntese das cenas que compõe o livro do Pequeno Príncipe e em seguida foi realizada a gravação do texto, onde cada aluno interpretou uma parte da história.
Com estas atividades foi produzido no kdenlive a síntese do livro que foi intensamente vivenciado por eles.


6- CONCLUSÃO DO PROJETO:

O projeto teve sua culminância com a apresentação da música “Cativar”, do Grupo Arte Nascente, para colegas de outras turmas da escola, trabalhada com a prof Hilda, na disciplina de Ensino Religioso, e a entrega de uma rosa para cada funcionário da escola pelo aluno Lucas, que representou o Pequeno Príncipe e pelos demais alunos da turma.
Como o projeto teve como uma das bases de trabalho a leitura do livro e assistir ao filme do “Pequeno Príncipe”, escolhemos para a conclusão do projeto a simbologia da rosa, que reafirma uma das marcas do autor Antoine de Saint Exupéry: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.
 

Um comentário:

  1. Assisti a apresentação da professora Nadir hoje na FETAE e vim registrar aqui os parabéns para ela e seus alunos, pois fizeram um belíssimo trabalho. Neste segundo semestre também vamos trabalhar valores na escola Ricieri Marcatto e muito aqui já me serviu de inspiração.

    Abraço carinhoso!

    ResponderExcluir