1-
PROJETO: AMIZADE E COOPERAÇÃO:
Os
quintos anos 01 e 03 da professora Nadir Michelmann elaboraram o
projeto: Amizade e cooperação, que teve sua origem na proposta dos
temas de leitura para o ano de 2012.
Este
projeto prioriza a percepção de si próprio, com suas
características e valores, para então conhecer o outro e assim
poder construir relações de amizade baseadas no respeito e
cooperação.
O tema foi vivenciado intensamente por estas turmas com a leitura de
várias literaturas, dinâmicas, pesquisas e uso de diversos recursos
tecnológicos.
2 –
COREOGRAFIA APRESENTADA NO PROJETO DE LEITURA:
Os
quintos anos 01 e 03 apresentaram a coreografia da música “Vamos
Construir”, de Sandy e Junior, que foi interpretada por todos os
alunos, que a vivenciaram com muito carinho e desenvoltura.
3- PAINEL
DO PROJETO: AMIZADE E COOPERAÇÃO
Os
alunos dos quintos anos construíram bonecos representativos de si
próprios, para compor o painel de união do grupo, visualizando a
amizade que vem sendo construída no grupo, através da cooperação
e de todos os valores necessários a boa convivência.
4- ÁRVORE
DOS BONS SENTIMENTOS:
A
dinâmica “Árvore dos bons sentimentos" foi realizada pela
orientadora Heloiza Padilha Bottaro, com as turmas 5° 01 e 5° 03, que
é responsável por estas turmas.
Nela evidenciou-se a percepção dos sentimentos que habitam em cada
ser, explicitados na árvore e assim a proposta de buscar
intensificar estas atitudes no convívio com o grupo.
5-
CONSTRUÇÃO DO VÍDEO DO PEQUENO PRÍNCIPE
Os
alunos utilizaram o programa Tux Paint e Kolour Paint para elaborar a
síntese das cenas que compõe o livro do Pequeno Príncipe e em
seguida foi realizada a gravação do texto, onde cada aluno
interpretou uma parte da história.
Com
estas atividades foi produzido no kdenlive a síntese do livro que
foi intensamente vivenciado por eles.
6-
CONCLUSÃO DO PROJETO:
O
projeto teve sua culminância com a apresentação da música
“Cativar”, do Grupo Arte Nascente, para colegas de outras turmas da escola,
trabalhada com a prof Hilda, na disciplina de Ensino Religioso, e a
entrega de uma rosa para cada funcionário da escola pelo aluno
Lucas, que representou o Pequeno Príncipe e pelos demais alunos da
turma.
Como o
projeto teve como uma das bases de trabalho a leitura do livro e
assistir ao filme do “Pequeno Príncipe”, escolhemos para a
conclusão do projeto a simbologia da rosa, que reafirma uma das
marcas do autor Antoine de Saint Exupéry: “Tu te tornas
eternamente responsável por aquilo que cativas”.
Assisti a apresentação da professora Nadir hoje na FETAE e vim registrar aqui os parabéns para ela e seus alunos, pois fizeram um belíssimo trabalho. Neste segundo semestre também vamos trabalhar valores na escola Ricieri Marcatto e muito aqui já me serviu de inspiração.
ResponderExcluirAbraço carinhoso!